English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Padre Geraldo Trossel , um dos homens que mais fizeram por Altinópolis.


Padre Geraldo Trossel (1897 – 1969), uma das personalidades mais espetaculares e marcantes que passou por Altinópolis. Dinâmico, trabalhador, criativo e de bom coração, sincero, bem aprumado, um homem que fazia amizade como quem bebe um copo d’água, com a naturalidade dos que nasceram para agregar e o carisma dos iluminados. Missionário, chegaria ao Brasil em 1926. Trabalhou por uns tempos em Santo Antonio da Alegria até aportar em Altinópolis em 1937, onde ficaria por 30 anos consecutivos.
Foi ele quem passaria as escrituras definitivas dos imóveis construídos no perímetro urbano da cidade, acabando com o imposto anual até então recebido pela igreja. Com essa idéia aprovada pela Diocese de Ribeirão Preto, O Padre Geraldo arrecadaria um ótima quantia dos moradores para idealizar seus projetos: a reforma da Igreja Matriz com uma nova e completa remodelagem. Um altar de mármore seria doado pelo dr. Altino Arantes. O relógio da matriz seria doado pelo cel. Manoel de Souza Meirelles. A construção do lar São Vicente de Paulo para os idosos fora uma das maiores conquistas da cidade. A construção da Casa Paroquial e do Salão Paroquial, este através do empreendimento do dr. Olavo Queiroz Guimarães, inaugurado em 1946, doado à Paróquia e ao padre Geraldo pelo próprio Dr. Olavo Guimarães, que colocaria na escritura uma cláusula de proibição de venda. Também não faltou um equipamento de projeção de filmes para os habitantes da zona rural e urbana. Enfim, tudo conseguido pela perseverança do padre Geraldo, um homem que cobrava o dever da caridade porque sabia como fazê-lo. Um promotor de quermesses beneficentes inigualável.
--- Não tens um bezerro pra me dar?, dizia ele aos fazendeiros. Quantos milhares de casamentos, batizados, festas populares, fanfarras e concursos o padre Geraldo não promovera?


Ele deu a vida à cidade e também doaria a própria vida para o bem de Altinópolis.
Como de praxe nas Santas Casas brasileiras, as freiras de várias ordens religiosas prestavam serviços voluntários de enfermagem em muitos hospitais.
Um desentendimento com três médicos da época que se opunham em colocar freiras enfermeiras no Hospital de Misericórdia, fora um dos incidentes que motivara a transferência involuntária para vizinha Nuporanga - SP. Munidos de pura covardia, um séquito que jamais doou um tijolo à comunidade altinopolense fora pedir ao Bispo de Ribeirão Preto para tirar o padre Geraldo de Altinópolis. Junto à Conferência São Vicente de Paulo ele havia construído uma casa com o intúito de passar a sua velhice na cidade. Sentiu-se traído e isso o magoaria profundamente. Geraldo Mango, um amigo leal que o acompanhara por trinta anos em Altinópolis, estendeu-lhe a mão e fora com ele pra Nuporanga. Lá o padre Geraldo Trossel faria o que sabia fazer: reformaria a igreja e construiria o Hospital da cidade, além do lar São Vicente de Paulo para os idosos. Defronte ao Hospital de Nuporanga há uma estátua em sua homenagem, como também uma importante avenida com o seu nome. Em Altinópolis o prefeito Coimbra Damázio Zuccolotto o homenageou, inaugurando o Grupo Escolar Geraldo Trossel, na Vila Maria. Geraldo Trossel, um holandês que deixou a família e a sua pátria para, além mar, servir ao próximo, na exatidão integral do termo.

Veja depoimentos de quem conheceu o Padre Geraldo Trossel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário